Prof: Anselmo Quinto (Blog do Virgum)
  

Há uma luz no fim do túnel... ? Cadê? Sumiu...

 

        É brincadeira!  lutar, lutar e lutar, pra quê? Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que sonhei...” Quem diria que os nossos heróis fossem esses que agora representam o Brasil. Acho que continuo com a frase do Cazuza " ideologia eu quero uma pra viver..."

        Realmente não sabemos onde vamos parar com tudo isso. Pensava eu que o túnel tivesse uma luz, mas cada vez mais, vejo que ela não consegue sair.

       Imagine você que os partidos e as pessoas que o compõe se diziam socialistas e libertários, hoje nos trazem uma triste realidade, os  "caras" conseguem ser piores do que os que eles criticavam.

        Falavam em censura como se fosse à espinha dorsal de seu corpo e em greve como se fosse o seu estomago... Porém, meu amigo quem esperava que essas pessoas pudessem cortar a sua própria carne em nome da liberdade, se deu mal.

   Palavras como:povo, união, luta, liberdade, direito, oprimido, resistência,  que constavam no vocabulário dessas pessoas que se diziam politizadas se perderam no tempo, ou melhor, foram engolidas com saliva seca, que nem o intestino delgado e grosso não consegue digeri-las.

        Mas, voltando para a questão da luz no fim do túnel, acho que ela não saiu do fim por falta de matrizes energéticas.



Escrito por Anselmo às 21h12
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Educar é preciso, falar, falar e falar não é preciso...”

Fernando Pessoa por Anselmo Quinto 

 

 

Caríssimos Governantes, o Brasil e a Bahia precisam da uma resposta, não para o mundo, mas ao seu povo. Chega dos mesmos decurso. Brigamos há décadas por uma democracia, e o que vemos hoje...

Pessoas foram seqüestradas, humilhadas, família inteira sofrem até hoje com as perdas dos seus entes queridos, por lutarem por um país mais justo, até golpe militar sofremos, e quando temos a oportunidade de mostra para o Brasil que a briga e a luta dessas pessoas não foram sem propósito, simplesmente assistimos a uma tremenda “avacalhação” do sistema político brasileiro sobre o povo, e em particular aos trabalhadores da área de Educação.

O abuso do poder civil já esta chegando ao seu limite. Os militares e o povo não agüenta mais essa falta de respeito, também. Será que vai ser necessária a volta da "ditadura" para podemos manter a ordem. Não percam a espaçonave da historia, mostrem ao povo que os nossos heróis não lutaram em vão e nem morreram de overdose. Todos eles queriam a democracia, liberdade de expressão que sempre foram tolhidas por modelos ultrapassados de governos.

O que se pede para melhorar de direito a Educação não é imoral é simplesmente justo por razões que vocês sabem e muito bem. A espera por mais tempo que o governo tanto pede, pode atrapalha todo o processe de evolução do país, é necessário que reflitam sobre o que mais tarde poderá gerar para a suas vidas, a da população e a dos seus filhos.

Há historia nos mostra que os ciclos dos poderes se alternam com o tempo, hoje estamos em um sistema democrático, mas amanhã poderemos retornar a um sistema ditatorial sem precedente na historia da humanidade. O que estou dizendo não é nenhuma insanidade é simplesmente real e concreto.

Convidamos vocês a mostrarem que ainda sabem raciocinar com a cabeça de uma criança, em que se etivessem no lugar de vocês, saberiam tomar decisões honesta e sensata para a vida de um povo...

A hipocrisia é o grande mal da humanidade atual: ver-se muito, escuta-se muito, fala-se muito e muito se omite... Atitude! É isso que precisamos de vocês.

 

 

Acesse abaixo e veja a minha realidade como professor.

 

 

 

Voltar

 



Escrito por Anselmo às 08h15
[] [envie esta mensagem] []


 
  

A arte de jogar e Brincar

Brincadeiras de crianças - Brueghel, Pieter (1560)

O jogo e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore. Por meio da brincadeira a criança envolve-se no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro. Ainda que em postura de adversário, a parceria é um estabelecimento de relação. Esta relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põe à prova as aptidões testando limites. Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, tais como atenção, afetividade, hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais psicomotoras. Brincando a criança torna-se operativa.Observamos que quando existe representação de uma determinada situação (especialmente se for verbalizada) a imaginação é desafiada pela busca de solução para problemas criados pela vivência dos papéis assumidos. As situações imaginárias estimulam a inteligência e desenvolvem a criatividade. Nas atividades escolares, podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que possibilite instaurar um estado de inteireza: uma dinâmica de integração grupal ou de sensibilização, um trabalho de recorte e colagem, uma das muitas expressões dos jogos dramáticos, exercícios de relaxamento e respiração, uma ciranda, movimentos expressivos, atividades rítmicas, entre outras tantas possibilidades. Mais importante, porém, do que o tipo de atividade é a forma como é orientada e como é experienciada, e o porquê de estar sendo realizada. Por meio da brincadeira a criança envolve-se no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro. Ainda que em postura de adversário, a parceria é um estabelecimento de relação. Esta relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põe à prova as aptidões testando limites. Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, tais como atenção, afetividade, hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais psicomotoras. Brincando a criança torna-se operativa.

 

 



Escrito por Anselmo às 20h44
[] [envie esta mensagem] []


 
  

Autonomia   X    Autoritarismo

 

Os conceitos devem ser revistos, pois acho que não existe nenhuma verdade absoluta. Entretanto, falar nos dias atuais em autoritarismo é uma verdadeira anarquia. Os direitos de liberdade são confundidos a toda hora e a todo o momento com de libertinagem, deboche, descaso, abuso, etc. O respeito, que era valore ético moral ficou perdido no passado, não existe nenhuma explicação que satisfaça aqueles que abusam da falta do mesmo.

No texto do professor Walmir, ele diz que:

Se um garoto levasse algo para casa, que fosse de um vizinho, automaticamente retornava àquela casa para saber a "verdadeira verdade", saber se foi lhe dado, ou não. Os vizinhos se tratavam como conhecidos, freqüentavam as casas, compartilhavam educação e qualquer criança ou adolescente era orientado a chamar por senhor ou senhora. A repreenda era pública, se isto não fosse feito. Alguns pais abusavam do poder e batiam nos filhos na frente de quem quer que fosse, por em lugar de chamar por Dona Marinha, chamasse de Marinha; mesmo que a senhora achasse bonitinho o tratamento. Para os pais era uma grande ofensa.”

O que o professor Walmir comentou sem duvida é verdadeiro, pois a nossa geração presenciou o quanto é importante, à conduta moral e ética entre as pessoas. Mas, o regate é difícil, é necessário que procuremos entender e compreender os novos caminhos que o professor deva tomar na construção de uma relação melhor com o próximo e seus alunos. Porém acho que hoje o professor precisa ficar cada vez mais atento as mudanças e procurar a todo instante e a todo o momento informações que lhe mostrem alternativas para poder melhorar a relação interpessoal.

Já o que a professora Célia Augusta diz no seu texto:

Muitas vezes esta visão de autoridade é confusa na própria unidade escolar, sendo necessário unificar as falas e postura desde a portaria até a Direção da escola.”

Concordo plenamente, existe uma verdadeira falta de entendimento entre os setores dentro de uma escola e é necessário que a valorização da escola na comunidade seja respeitada enquanto instituição organizacional e moral. Há alguns profissionais que não tem nenhuma condição de está fazendo parte da comunidade escolar. Isso prejudica completamente o processo educativo.

Em outro momento ela comenta:

“Sendo que a família muitas vezes entende autoridade como autoritarismo.”

A família hoje é uma instituição completamente destruída, em total esfacelamento. As crianças são tratadas como moeda de escambo. O que reflete em toda sua vida escolar. Os pais não querem ter nenhuma responsabilidade pelo o que ocorre com a formação dos seus filhos. Simplesmente descarregam toda a culpa na escola e em particular no professor.

E por fim ela diz:

A escola ainda, não está preparada para o acolhimento desta família que se perdeu ao longo das décadas. Acho que devemos preparar as escolas para uma prática humanitária de acolhimento, no sentido de resgatar o significado de família.

Este ponto é crucial, o professor e toda a sociedade precisam abrir os olhos para buscar alternativas onde possamos modificar e alterar a maneira como estamos direcionando a educação no Brasil.

Gostaria de indicar um site sobre escolas inovadoras. Em especial a escola da Ponte em Portugal, que vem sendo tema de grande discussão no atual momento. De uma nova perspectiva para a educação.

http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/html2/portug/local/local.htm



Escrito por Anselmo às 20h17
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Nordeste, SALVADOR, RIO VERMELHO, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Esportes, Música, Viagem
Outro -


HISTÓRICO


CATEGORIAS
Todas as mensagens
 CAMPEONATOS
 VÍDEOS
 ARTIGOS
 INTERDISCIPLINAR
 MÚSICA



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Handebol- site oficial da Confederação Brasileira
 Cebrid- Site de pesquisa sobre drogas.
 Colégio Resgate- Site da Escola que trabalho.
 Bahia- site do clube do coração
 Anabolizante- site que comenta muito bem sobre o assunto.
 Aplb: Sindicado dos Professores do Estado.
 Sudesb: Orgão do Governo ligado ao Esporte.
 Camping: Para quem gosta de tranquilidade.
 Vidéos Educativos: Senssacional.
 Professor Walmir: Assuntos diversos.
 Blog:Uol: Construa o seu Blog grátis.
 Professor Luckesi: Educação
 Site sobre Campeonatos Escolares
 Eduardo: Site com assuntos diversos.
 Concursos
 Pan-Rio-2007
 Fotoblog: Imagens incríveis...
 Blog do Professor Luckesi.
 Blog do Colégio Francisco da Conceição Menezes
 Tudo sobre Drogas
 Videos diversos
 Bolg da Professora Ana Cristina
 Campeonato de Handebol de Lençóis
 Olimpíadas de Pequim
 Grupo Ambientalista Gal
 Feeps- Festival Esportivo das Escolas Particulares de Salvador
 Blog do CERPV
 Fotoblog do CERPV
 Mosaico Cultural
 Entrelaçadas


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!